sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RAZÕES PARA NÃO ACORRENTAR UM CÃO


Manter um cão acorrentado é das piores coisas que lhe pode fazer. Os cães são animais de matilha, são animais sociais que precisam de estar integrados numa família com a qual possam interagir. Privar um cão de interação social e de exercício físico é algo extremamente cruel que contraria a sua natureza.   

Porque acorrentar cães é errado? Os cães são naturalmente seres sociais, que prosperam na interação com os seres humanos e outros animais. Um cão mantido acorrentado em um só lugar por horas, dias, meses ou mesmo anos, sofre danos psicológicos imensos. Um cão que vive de outra forma é amigável e dócil, mas quando mantido sempre acorrentado, torna-se infeliz, ansioso e muitas vezes agressivo. 

Manter cães amarrados representa um perigo para os seres humanos? Cães amarrados por longos períodos podem tornar-se agressivos. Os cães sentem-se naturalmente protetores do seu território e quando confrontados com uma ameaça, respondem de acordo com seu instinto de luta ou fuga. Um cão acorrentado, incapaz de se mexer, muitas vezes sente-se obrigado a lutar, atacando qualquer animal ou pessoa estranha que involuntariamente vagueie pelo seu território.

Por que é perigoso para os cães? Além dos danos psicológicos causados pelo encadeamento contínuo, os cães forçados a viver presos tornam-se alvos fáceis para outros animais, humanos e insetos. Um animal preso pode sofrer assédio e provocações de humanos insensíveis, picadas de insetos, e também ataques de outros animais. Outro risco é poderem enroscar-se com outros objetos ou com a corrente, o que poderá conduzir à asfixia ou estrangulamento até a morte. 

Será que a corrente cria bons cães de guarda? Não. A corrente gera agressividade nos cães. Mas agressividade não é o mesmo que proteção. Há uma diferença entre criar um cão protetor e criar um cão agressivo. Um cão protetor está habituado a estar com pessoas e sabe quando a sua família está sob ameaça. Um cão aprende a ser protetor passando muito tempo com pessoas e aprendendo a conhecer e a amar a sua família humana. Quando o seu cão o ama a si e à sua família, ela vai querer protege-los!
Deixar um cão acorrentado e ignorá-lo corre o risco de criar um cão agressivo. Os cães agressivos não sabem distinguir entre uma ameaça e um amigo da família, porque não estão habituados a pessoas. Cães agressivos atacarão qualquer pessoa. Atacarão crianças que passeiem no quintal, um polícia, o funcionário da Câmara, o carteiro, outros cães, etc.

Existem leis em Portugal que regulem o acorrentamento de cães? O acorrentamento de cães não está diretamente previsto na legislação de proteção animal portuguesa. No entanto, a situação em que se encontram os animais acorrentados constitui violação de uma ou mais das seguintes disposições do Decreto-Lei nº 276/2001 de 17 de Outubro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro):
Artigo 8.º: 1 — Os animais devem dispor do espaço adequado às suas necessidades fisiológicas e etológicas, devendo o mesmo permitir: a) A prática de exercício físico adequado; b) A fuga e refúgio de animais sujeitos a agressão por parte de outros. (...) Artigo 9.º: 1 — A temperatura, a ventilação e a luminosidade e obscuridade das instalações devem ser as adequadas à manutenção do conforto e bem-estar das espécies que albergam.  (...) 6 — As instalações devem dispor de abrigos para que os animais se protejam de condições climáticas adversas. (...)
Um animal acorrentado, não é um animal feliz! Vamos ajudar a acabar com as correntes!MB

Banda desenhada Mutts, por Patrick McDonnell 




Fontes e mais informação em:

3 comentários:

  1. Plenamente de acordo, nem é humano. Para esse efeito sugiro que coloquem uma estatueta com uma corrente ao pescoço.
    ...Se fosse um santo em pedra (sem querer ofender ninguém)com uma corrente ao pescoço,...já havia muitas manifestações...reflitam .

    ResponderEliminar
  2. As pessoas só olham para os animais para os matarem e comerem ou tratá-los como muitos caçadores. Perto da minha escola já vi fazerem mal a um cão e eu não gostei mesmo nada.

    ResponderEliminar
  3. ...É a "cultura" de um povo...enquanto houver "permissão" face a atitudes desumanas, como caminhamos para uma sociedade mais justa?!...
    Parabéns pelo vosso trabalho em prol dos animais.

    ResponderEliminar