sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Para onde levar o animal que viu na rua?


  1. Saiba aqui o que fazer, compartilhe para todos seus amigos! 
  2. Não existe local mágico: Associações e Centros de Recolha Municipais (canis) estão LOTADOS. 
  3. Não existe um número mágico  "Nº Verde chamada grátis 800 + marque Protector dos animais" para ir ao sítio onde está, retirar o cão e fazer tudo POR SI. Protector dos animais é uma pessoa mortal e comum IGUAL a si. Que gasta do próprio dinheiro igual si, batalha pela vida igual a si, tem um emprego normal igual a si e provavelmente tem mais animais para cuidar do que você.
Então, não atire a responsabilidade do animal que você viu, e com o qual se sensibilizou, para outra pessoa!

Mas, e agora, o que fazer? ... Simples, passo a passo básico do que deve ser feito, e PODE ser feito por qualquer cidadão comum com o mínimo de atitude e bom senso:
  1. Primeira regra, levar IMEDIATAMENTE ao veterinário. Se tem carro leve-o até ao seu veterinário de confiança. Se não tem carro, procure  se no local há algum petshop ou veterinário e veja se há alguma clínica com taxi-dog por perto para levar o animal. Simples, certo? Veja as condições do animal, se estiver bem... e se tem chip, com os dados de contacto do seu "dono".
  2. Vacinar e castrar, CASTRAÇÃO É FUNDAMENTAL. Jamais doe um animal sem castrar, ok? Jamais! Existem locais que fazem a cirurgia a preços reduzidos, como a APA a Animais de Rua, a Sociedade Protectora dos Animais, e outros. Utilize as redes sociais e pergunte por locais, preços e condições de pagamento! As Câmaras Municipais também têm veterinários (são estes que fazem a vacinação anti-rábica nas freguesias, por exemplo, de modo gratuito)
  3. Encontrar um local para ele ficar. Pode ser temporariamente um quartinho da sua casa, ou pedir a algum amigo para o abrigar, ou como faz a maioria das pessoas que costumam resgatar animais: pagar um abrigo ou hotel. Sim lugar mágico e com tudo de graça não existe, vamos ser realistas. As pessoas gastam o tempo delas, têm trabalho, cuidam, alimentam e ele é sua responsabilidade. Então você pode procurar um hotel e tentar um preço mais acessível por ser um ex-cão de rua. Geralmente nesses locais o preço médio mensal é entre 90€ a 150€ 
  4. Procurar o verdadeiro dono: O médico-veterinário pode procurar o registo do animal que encontrou, em duas bases de dados nacionais -  SIRA e SICAFE, verifique em várias páginas de divulgação de apelos de animais do Facebook (ex.: Adopção de Animais 2) se tem alguém procurando, veja no site Encontra-me - http://www.encontra-me.org - e nos locais próximos de onde o encontrou, principalmente as lojas de animais da zona (verifique a existência de cartazes), coloque apelos no encontra-me.org e nas páginas de divulgação de animais no Facebook
  5. Encontrar um novo dono: fotos, muitas fotos! E capriche!! E espalhe para os seus amigos...e imprima fotos... e utilize as páginas de ajuda animal do Facebook - envie e-mail para que divulguem o cão para adopção -, e deixe nas lojas de produtos para animais que poder visitar, com a foto do animal e o seu número telefone.
    Lembre-se, só dê para adopção um animal ESTERILIZADO. 
Realmente não é fácil, pois não?... Mas esse passo a passo, é o que todas as pessoas que resgatam um animal têm que fazer: veterinário - castração - hotel - adopção.

Pense que o seu dinheiro está sendo bem empregue. Pode economizar naquela ida ao cinema ou roupa que ia comprar. Pode tentar pagar a conta faseadamente, ou pedir ajuda a amigos, vizinhos e até fazer RIFAS para conseguir dinheiro. O importante é ter atitude, fazer, arregaçar as mangas e lutar para mudar uma situação, salvar uma vida.

O trabalha compensa, o dinheiro gasto e os fios brancos de cabelo por toda a correria, mas no final fez a diferença, e não atirou a sua responsabilidade para terceiros. Não precisa abraçar o mundo, mas o poucos que ajudar faz a diferença. 

Protectores e abrigos estão cheios e pedem socorro, faça A SUA PARTE.

* Texto adaptado à linguagem e realidade portuguesas, a partir do original, escrito por camila - Pastor Alemão Rescue via AMPARA Animal

Sem comentários:

Enviar um comentário