segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Ninhada "Os Pinheirinhos" retirada da rua pela equipa do MAFRAnimal

Momentos do resgate
No passado dia 5 de Novembro foi realizado o resgate de uma ninhada de oito cachorrinhos e da sua mãe, das ruas da Venda do Pinheiro - Mafra. Esta era uma situação que tinha sido já assinalada pelo grupo como a precisar de intervenção rápida pois era do nosso conhecimento que esta cadelinha já tinha tido outros filhotes, alguns atropelados e outros que não se sabe do seu paradeiro ou destino, sendo que o mais certo é estarem a vaguear errantes e sem sorte ou terem sido apanhados pelas redes do canil municipal.

A cadela costumava encontrar refúgio numa zona industrial e junto a algumas moradias, tendo inclusive um dos moradores do local colocado uma casota para ela se abrigar. No entanto, a Linda (nome que começaram a chamar-lhe) nunca se deixou "aprisionar" dentro de muros tendo sempre arranjado uma forma de escapar por entre redes e gradeamentos das casas da redondeza. Era também alimentada frequentemente pelo amigo Manuel, membro do grupo do MAFRAnimal, mas no entanto nunca foi conseguida uma relação que permitisse uma aproximação à cadela que possibilitasse apanhá-la facilmente. 

Foi esta proximidade e preocupação dos nossos voluntários que nos permitiu saber que a Linda tinha dado à luz tendo-se tornado urgente a sua captura e salvamento dos cachorrinhos. Outros membros do grupo conseguiram localizar a toca onde estavam os filhotes e até colocaram um cobertor e mais alimento. No entanto, estávamos perante uma cadela silvestre, habituada a não confiar em nenhuma mão estendida... demasiado "selvagem" e com o instinto de sobrevivência apurado pela experiência de anos de rua. Não seria tarefa fácil a sua captura e salvamento.

Com a ajuda inestimável da dupla Jesus e José Catarino, experientes no resgate de animais e habituados a situações difíceis e "casos impossíveis", um grupo de voluntários pôs-se a caminho e não desistiu até dar a tarefa por concluída com sucesso. 

Apesar de algumas atribulações e ao fim de algumas horas de buscas (a mãe tinha mudado de os filhotes de toca), conseguimos trazer para salvo mãe e filhotes, com cerca de uma semana de vida, para abrigo seguro onde continuam a crescer e a desenvolver-se harmoniosamente e junto da mãe, agora "baptizada" de Smuki pelo grupo.
Ninhada "Os Pinheirinhos com 3 semanas de vida: já "ladram"!...
Os filhotes - três fêmeas e cinco machos - serão disponibilizados para adopção apenas depois do desmame, da desparasitação interna e de terem tomado a primeira vacina. Ou seja, quando tiverem dois meses de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário