domingo, 25 de novembro de 2012

A opção Vegetariana, pense nisso!

Vamos lançar no MafrAnimal um secção de receitas vegetarianas, com uma iguaria nova a cada semana.

São inúmeras as razões para reduzir ou mesmo eliminar o consumo de carne da sua alimentação. Pelo ambiente, pela sua saúde, mas sobretudo pelos animais, por partilharem connosco este planeta e por serem seres sencientes, isto é, capazes de sentir dor, prazer, felicidade e tristeza. A indústria alimentar e a produção intensiva de carne são extremamente cruéis para com os animais. 

Estima-se que cerca de 60 biliões de animais são criados anualmente para alimentar os humanos, segundo o Worldwatch Institute. Destes, cerca de 70% em regime de pecuária intensiva, que os sujeita a uma crueldade inimaginável. Se as pecuárias, aviários e toda esta indústria tivessem paredes de vidro, com certeza que muitos de nós não olharíamos para a carne no prato da mesma forma.

O vegetarianismo é sem dúvida o caminho para um mundo mais mais equilibrado, sustentável, justo e compassivo!



 Mas porque Roma não se fez num dia, divulgamos aqui o movimento segundas sem carne! O impacto que teria se deixássemos de comer carne um dia por semana (incluindo carne de peixe) seria imenso. O Movimento Segundas Sem Carne é um movimento global que começou em 2003 nos Estados Unidos da América e já abrange 24 países, nos quais se inclui Portugal. É uma iniciativa que tem como objectivo: 
  • reduzir o consumo de carne em 15%, o equivalente a um dia por semana; 
  • travar as alterações climáticas (18% dos gases de feito estufa são causados por esta industria*); 
  • melhorar a saúde humana e minimizar o sofrimento animal. 
 Por isso decidimos divulgar este movimento e ajudar a minimizar o sofrimento animal, colocando todas as semanas à vossa disposição uma receita deliciosa e livre de sofrimento. Junte-se a nós nesta mesa cheia de saúde e amiga do ambiente!

Outros sítios onde pode pesquisar mais sobre esta temática:

*Seinfeld H et al, Livestok’s Long Shadow: Environmental Issues and Options, Food and Agriculture Organization of the Unites Nations, Roma, 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário