domingo, 27 de maio de 2012

Cão - 3ª Idade

À medida que o seu cão for envelhecendo, irão ocorrer nele mudanças a nível não só orgânico e celular como a nível comportamental. 

Tal como os cachorros, os cães idosos necessitam de cuidados e atenções diferentes de um cão dito adulto, cuidados esses, a nível da higiene e conforto proporcionados ao cão, cuidados de alimentação (por vezes é necessário dar rações especiais ao cão idoso, devido a problemas de saúde que possam ter desenvolvido), e redobrados cuidados de saúde ( idas mais frequentes ao veterinário, realização de exames, tratamentos...)

Os cães não atingem todos a “terceira idade” com o mesmo número de anos de vida. Enquanto que para cães de raça pequena os sinais de envelhecimento tornam-se mais evidentes a partir dos 12 anos, para os de raça média por volta dos 10 e os de raça grande por volta dos 8, sendo estes os que têm uma menor esperança de vida. 

Nos últimos anos a esperança de vida dos animais de estimação aumentou muito, devido a uma melhor alimentação, cuidados de saúde e higiene, o que no entanto permite que os cães desenvolvam mais doenças, típicas de cães mais idosos, devido à longevidade que atingem.

Tornou-se assim necessário desenvolver um ramo na medicina veterinária que se dedique especificamente ao cão idoso, a Geriatria.

Alguns dos problemas/doenças mais frequentes que afectam o cão idoso são :
  • problemas comportamentais, tal como a hiperagressividade
  • doenças cardíacas
  • insuficiência renal crónica
  • doenças digestivas
  • ósseas
  • dermatológicas
  • desenvolvimento de vários tipos de cancro
Além disso o sistema imunológico do cão fica mais fraco, o que facilita a proliferação das doenças, o cão idoso deve portanto ser regularmente seguido pelo médico veterinário.

Sem comentários:

Enviar um comentário