sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cão - Adopção e treino de hábitos

A nossa principal tendência é exagerar nos cuidados dados ao cão, de forma que ele vive mais no nosso colo que no chão. Esse nosso comportamento é normal, desde que ponderado.

Não nos podemos esquecer de que o cãozinho está em fase de desenvolvimento e de adaptação a uma nova situação de vida. Sendo assim, temos que lhe dar oportunidade de se desenvolver, ao mesmo tempo que travamos uma possível "superdependência" da nossa companhia.

Nos primeiros dias de novo lar, normalmente o cão chora à noite, fruto da falta de sua mãe e irmãos. Nessa fase, recomenda-se um dos procedimentos:
  1. colocar um relógio com um "tic-tac" sonoro, perto do animal (porém sem que ele veja o relógio);
  2. colocar, com volume bem baixo, um rádio, com músicas calmas (clássicas, por exemplo), ou em rádio AM (por causa das vozes), também sem que o animal aviste o aparelho. Algumas pessoas também tomam por procedimento colocar junto ao filhote uma bolsa de água quente. Este procedimento não é dos mais recomendáveis, por dois motivos: em pouco tempo a bolsa arrefece, não fazendo mais o efeito desejado (o de simular o calor da mãe e irmãos); o cão pode, eventualmente, criar dependência desse procedimento. Mas, e a dependência do relógio ou rádio? É mais difícil acontecer, pois música, vozes e barulhos são comuns no dia-a-dia; já a bolsa ficaria em contacto com o animal, enquanto o rádio ou o relógio estará longe de seu alcance.
Desde a chegada do animal é importante estabelecer os lugares de alimentação, descanso, brincadeiras e higiene. É importante tomar alguns cuidados, como não deixar as gamelas de comida e água perto do local estabelecido como "WC". Os cães possuem um apurado sentido de limpeza, e com certeza procurarão um local longe da "cozinha" para fazer suas necessidades.

Um factor que deve ser levado em consideração é o desmame. Desmames prematuros podem eventualmente provocar distúrbios comportamentais. Considerando-se o tempo de gestação e vida, percebemos que os factos aprendidos na vida do cão ocorrem mais rapidamente do que na nossa vida. Enquanto levamos 18 anos para chegar à adolescência e iniciar a vida adulta, esse acontecimento na vida do cão leva em média 1 ano e meio, apenas. Desse modo, é importante respeitarmos o tempo necessário de convívio entre o filhote e a mãe e irmãos.

Em geral não se recomenda desmame antes dos 60 dias, sendo desejável que o filhote seja separado da mãe aos 90 dias. É nessa fase que a mãe ensinará ao filhote as lições necessárias à vida adulta.

Voltando ao primeiro dia do cachorro em casa, por passar por um período de stress durante a adaptação, o cão pode ter diarréia. Para evitar esse quadro, é importante tomar algumas providências:
  1. continuar, pelo menos por 15 dias, com a mesma alimentação anterior;
  2. não ficar com o animal no colo por períodos prolongados;
  3. inventar brincadeiras e exercitar o cachorro por algumas horas no dia;
  4. respeitar os períodos de sono, que são mais numerosos nessa fase de vida.
Uma providência que deve ser quase imediata: levar o cachorro ao Médico Veterinário de sua confiança. Esse procedimento é importante, pois:
  • pode-se identificar alguma anómalia (como parasitas - internos e externos - que são comuns nesse período de vida);
  • recebemos as melhores instruções para cuidar do cachorro;
  • o Médico Veterinário traçará um plano de cuidados, desde a desparasitação até às vacinas, o que proporcionará melhores condições de vida (ou seja, vida longa) ao animal.
Quando o cachorro é o primeiro da família é natural que o "enchamos" de mimos. Tenha cuidado, pois todos os cães são inteligentes e sabem-se aproveitar das situações. Um vício criado geralmente é um vício para a vida toda. Temos que ser carinhosos, porém enérgicos na hora de educar. Não hesite em dar uma repreenção vocal severa quando o cachorro fizer algo errado; porém, agrade-lhe muito quando fizer a coisa certa.

Um dos primeiros costumes que devemos ensinar ao animal é quanto ao local do "WC". Seja qual for a raça e a finalidade de tê-la, é importante acostumar o cão a urinar e defecar num único local, basicamente por dois motivos: primeiro, a higiene para o próprio cão e para a família; segundo, para facilitar a limpeza. Essa aprendizagem, geralmente, exige algum tempo. Devemos ter extrema paciência até que o cão associe que aquele é o único local em que deverá fazer as suas necessidades. Há produtos no mercado que podem auxiliar, mas esse costume só será aprendido com o esforço e paciência das pessoas que vivem com o cachorro.

No princípio, o animal fará suas necessidades em qualquer lugar. Note que, após as refeições, passados alguns minutos o cão começa a farejar e rodear o chão: é nessa hora que devemos levá-lo ao local desejado. Claro que, nos primeiros dias, o cão estará a familiarizar-se com a casa, e não conhecerá nenhum caminho. Mas, logo que você perceba que o cachorro já sabe circular pela casa, ao levá-lo ao local desejado faça-o com o cão a ver o caminho, para que o memorize. Nos primeiros dias não o repreenda. Após a ambientação, porém, comece com uma repreensão bem branda, sempre levando-o ao local escolhido.

Se perceber a vontade do animal, leve-o ao local; porém, se ele já tiver defecado ou urinado, a repreensão só será válida imediatamente após esse "deslize": um minuto depois, a reprimenta já não será mais válida, pois o cão tem memória curta para esses acontecimentos, e não associará a reprimenda ao acto. É importante que, nos primeiros dias, você deixe nesse local fezes e urina, para que o cão possa guiar-se pelo cheiro. Lave o local indesejado que o cãozinho defecar e/ou urinar com desinfectante e álcool, passando depois boa quantidade de água limpa.

Na medida em que o tempo for passando, agrave a repreensão. Jamais, porém, bata no animal ou esfregue o seu focinho no chão. Isso fará com que o cachorro se assuste com as pessoas, o que não contribuirá em nada para a sua socialização e aprendizagem.

Lembre-se: paciência e compreensão são fundamentais para o sucesso destas tarefas!

Sem comentários:

Enviar um comentário