terça-feira, 14 de maio de 2013

HAMBÚRGUERS DE BETERRABA E ARROZ INTEGRAL


Hambúrguers de beterraba e arroz integral
(Faz 6 hambúrgueres)
1/4 chávena de cada: sementes de girassol, sementes de abóbora, sementes de linhaça e caju
2 chávenas de beterraba ralada (uma grande)
1 1/2 chávenas de arroz integral cozido
1 cebola branca grande, cortada em rodelas
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de paprica
1 colher de chá de cominhos em pó
sal e pimenta moída a gosto

Preparação
1. Depois de ralar a beterraba, escorra e reserve (pode usar o líquido para um sumo e/ ou um smoothie).
2. Aqueça uma panela grande, adicione a cebola e 2 colheres de sopa de azeite e cozinhe, mexendo sempre até a cebola dourar e começa a caramelizar. Enquanto a cebola está a cozinhar adicione o colorau e os cominhos para a panela, assim como uma pitada de sal e pimenta moída na hora.
3. Num processador, adicione o arroz cozido, 1 chávena de beterraba ralada e tempere com sal. Triture +/-  2 minutos, ou até que tenha a consistência de um puré grosso. Vai ajudar a ligar todos os ingredientes.
4. Adicionar a cebola ao preparado e todos os frutos secos e/ sementes e pulsar não mais do que 3 vezes. Vai querer que os hambúrgueres tenham alguma textura e fiquem estaladiços.
5. Adicione ao puré a restante beterraba ralada e misture bem até incorporar. Prove e tempere com um pouco mais de sal, se necessário. A mistura deve ser espessa o suficiente e fácil de manusear e moldar em discos.
6. Divide-se a mistura em 6 porções iguais. Com as mãos, forme rissóis redondos com cerca de 8 centímetros de diâmetro e um centímetro de espessura. Nesta altura, pode deixar os hambúrgueres no frigorífico  2 a 3 dias e cozinhá-los dentro desse prazo.
7. Aqueça uma frigideira anti-aderente em fogo médio e acrescente 3 colheres de sopa de azeite. Quando estiver quente, mas não fumar, adicione os hambúrgueres. Eles fritam no mínimo 6 minutos de cada lado, virando apenas uma vez.
8. Sirva os hambúrgueres logo após cozinhar acompanhados, por exemplo, por uma salsa fresca.

Sem comentários:

Publicar um comentário