Sei que existem casos em que os animais são obesos devido a problemas de saúde, como o hipotireoidismo, mas na imensa maioria eles o são por culpa de seus donos. Sim, nós é que somos os culpados por nossos cães se tornarem obesos.
Alguns donos falam: "mas meu cão tá sempre pedindo comida; ele é viciado em chocolate; se estou comendo, fico com dó e divido minha pizza com ele"; e por aí vai.
Assim como com a gente, a obesidade causa doenças nos cães: cardíacas, diabetes, problemas articulares. Tudo isso reduz a expectativa de vida dos cães. Se o dono diz que ama o cão e quer o melhor para ele, não faz sentido entupi-lo de comida e deixá-lo obeso. Faz?
Felizmente alguns donos abrem os olhos e resolvem ajudar o cão ou gato a emagrecer. E isso não é difícil, porque eles não atacam a geladeira, não fazem lanche, não saem pra tomar sorvete nem pra comer pizza. Somos nós que temos que nos controlar.
A dica é: diminuir a quantidade de comida, sem prejudicar a saúde dele e praticar exercícios: caminhadas, brincadeiras, natação, vale tudo. Mas sempre com a supervisão do veterinário, nada de fazer por conta.
Para os adeptos da Alimentação Natural existem dietas apropriadas para cães/gatos que precisam perder peso, sem perder nutrientes.
A prevenção ainda é o melhor remédio. Dê apenas a quantidade de alimento recomendada para seu cão/gato baseado no nível de atividade e no peso ideal dele. Ofereça as refeições em horários determinados. Ao oferecer petiscos, eles devem ser oferecidos com moderação e ocasionalmente.
Quando o cão estiver fazendo aulas de adestramento, use a comida dele como prémio Se usarmos petiscos todos os dias e ainda oferecer-lhe comida, ele será um forte candidato à obesidade. Se o seu cão/gato chegar perto de você, olhando-o de forma "pedinchona", ao invés de lhe dar petiscos ou algo que você mesmo esteja comendo, faça-lhe carinho, escove-o, brinque com ele e/ou saia para passear. A imensa maioria das vezes ele quer atenção e não comida.
- Problemas Respiratórios: o excesso de peso prejudica os pulmões, tornando a respiração difícil.
- Problemas de Pele e Pelo: a obesidade torna o animal predisposto a infecções, dermatites e outros problemas de pele e pelo.
- Artrite: o aumento de tensão nas articulações e ligamentos podem piorar a dor e tornar mais difícil para o cão/gato se locomover.
- Coração: a obesidade causa danos ao coração, fazendo com que ele precise trabalhar mais (consequentemente, o cão/gato vive menos).
- Redução da Atividade: Seu cão/gato deixa de se locomover (nada mais de levantar para ir junto ao dono, ver quem tocou a campainha, brincar), pois o peso extra torna estas simples atividades extremamente difíceis e cansativas.
(Origem: "Cachorro Verde" - Alimentação Natural para Cães e Gatos)
Sem comentários:
Enviar um comentário